Viajar para um novo país é uma aventura emocionante, mas também pode ser desafiadora quando se trata de se adaptar a uma nova cultura.
Confesso que para mim não foi tão fácil, mas também não tão dificil. Para os conterrâneos brasileiros que estão planejando aquela viagem para a Austrália, entender as diferenças culturais é fundamental para uma transição suave, pelo menos aceitável, como foi a minha.
Aqui vou tentar explorar sete aspectos diferentes da cultura australiana que os nós, brasileiros, precisamos considerar, desde cumprimentos e etiqueta pessoal até hábitos de trabalho e preferências culinárias.
Porém antes de dar a minha versão como brasileiro, de aspectos diferentes entre as culturas da Austrália e Brasil, você pode assistir um Australiano, casado com brasileira falando de coisas que sua esposa achou estranho na Aussie Land (Australia). O legal é que é uma perspectiva diferente da minha, entende?
Bem, eu abordarei coisas um pouco diferentes aqui, aspectos mais culturais mesmo, que podem gerar certa estranheza em brasileiros que vão à Austrália e, também, em Aussies (australianos) que tem contato com a nossa cultura por lá.
1. Cumprimentos
Na Austrália, os cumprimentos são bem mais formais do que no Brasil. Aqui no brasil, geralmente somos calorosos e trocamos abraços e beijos no rosto.
Já os australianos preferem um aperto de mão firme com certa distância. Tipo, ao conhecer alguém pela primeira vez no trabalho, é adequado estender a mão e dizer “Nice to meet you” ou “Hi, I’m [seu nome]“.
E isso que nem mencionei as palavras difentes, tipo “Arvo” que significa “afternoon“, ou seja “a tarde”. Então sim, o cumprimento “boa tarde” lá pode ser falado “Good arvo“, ao invés do tradicional “good afternoon”
2. Espaço pessoal
Os australianos valorizam o espaço pessoal e geralmente mantêm uma distância confortável ao conversar.
Enquanto no Brasil é comum ficar mais próximo durante uma conversa, na Austrália é importante respeitar o espaço pessoal do interlocutor. Por exemplo, ao conversar com alguém, é recomendável manter uma distância de cerca de um braço estendido.
3. Pontualidade
Na Austrália, a pontualidade é uma virtude valorizada. Chegar atrasado para compromissos pode ser considerado rude ou desrespeitoso.
Por exemplo, se você marcar um encontro com um colega australiano para tomar um café, é importante chegar no horário combinado, ou até mesmo alguns minutos antes.
4. Expressões idiomáticas e abreviações
O inglês australiano, como qualquer variação de qualquer língua, tipo o português do Brasil e o de Portugal, por exemplo, tem suas próprias expressões e gírias únicas, que podem ser confusas para os brasileiros no início.
É importante estar aberto para aprender e entender o significado por trás dessas expressões. Por exemplo, a expressão “G’day mate” é uma saudação informal comum na Austrália, que significa “Olá, amigo”.
Ainda, é notório que eles gostam de abreviar as coisas, as palavras, e isso pode causar certa confusão também. Mas depois de um tempo, passa a ser bem natural. Quando eu voltei de lá e falava inglês com psessoas aqui, utiliava muitas destas variações australianas.
5. Cultura de trabalho
A cultura de trabalho na Austrália pode ser mais formal e centrada na eficiência do que no Brasil. Os australianos valorizam o profissionalismo e a produtividade no ambiente de trabalho.
Por exemplo, é comum seguir um código de vestimenta mais formal em escritórios australianos, como usar roupas sociais ou de negócios, isso realmente chama atenção de brasileiros, pois aqui, roupas formais para trabalham ficam “restritas” a certos tipos de mabientes de trabalho.
6. Comida e bebida
A culinária australiana pode ser diferente do que os brasileiros estão acostumados, mas há uma abundância de pratos deliciosos para experimentar.
Alguns alimentos populares na Austrália incluem Vegemite ( uma pasta preta e muito salgada para passar nas torradas), meat pies (imagina aquelas empadinhas de aniversário so que maiores e mais recheadas), e barramundi grelhado (peixe muito consumido lá).
A cultura de café é muito apreciada na Austrália, com cafeterias espalhadas por todas as cidades e oferecendo uma variedade de cafés e bebidas.
Aliás, sempre que um aluno pergunta para mim o que deve fazer antes de ir morar ou estudar na Austrália, eu repsondo que é bem legal fazer cursos de baristas aqui e se aprofundar bastante na cultura do café, caso seja de interesse, claro. Isso porque conheço brasileiros que se deram muito bem fazendo café por lá.
7. Esportes e atividades ao ar livre
A Austrália é conhecida por sua cultura esportiva e suas atividades ao ar livre. Surfe, caminhadas, churrascos na praia (há churrasquieras públicas em praias por lá), rugby, futebol australiano (sim, existe um futebol deles) e cricket são apenas algumas das atividades populares entre os australianos.
Participar dessas atividades é uma ótima maneira de se integrar à comunidade local e aproveitar ao máximo o estilo de vida australiano.
Navegar nas diferenças culturais entre o Brasil e a Austrália pode ser desafiador, mas também é uma oportunidade sensacional de aprender e crescer.
Ao compreender e respeitar as nuances da cultura australiana, nós, brasileiros, podemos nos integrar mais facilmente e desfrutar de uma experiência gratificante durante a nossa estadia no país.
Lembre-se de aproveitar ao máximo sua aventura na Austrália, seja ela pela razão que for, o tempo que for, apenas aproveite!